Preconceito

 

Na aula de hoje a professora nos explicou como são feitas entrevistas e qual será o nosso papel de entrevistadores no trabalho final. Para exemplificar o que estava sendo apresentado em aula ela nos mostrou um compilado de entrevistas de sua autoria, que tinha como tema o preconceito.


O vídeo com as entrevistas é muito bom. Possui uma ótima edição e me ajudou a estruturar o modelo que eu ia usar para fazer minha própria entrevista. Porém, o que mais me marcou nessa aula foi que eu percebi como ouvir as histórias das pessoas mudam a nossa percepção sobre o mundo.


Eu fiquei muito envolvida durante todos os relatos e em vários momentos me emocionei. A primeira pergunta era “Você se considera uma pessoa preconceituosa?” e, por incrível que pareça, só com uma pergunta já conseguíamos ver o que cada pessoa achava sobre esse tema, o que cada um entendia por preconceito e o quanto de respeito e empatia aparentava ter pelo próximo. 


Depois disso, pude ouvir sobre a experiência e vivência única de cada entrevistado. Isso me mostrou diferentes realidades, o que me fez exercitar a empatia e me comover com várias histórias fortes e bem marcantes. Algumas delas me marcaram e me fizeram valorizar ainda mais a minha realidade e as pessoas que vivem comigo.


Essa aula fez com que eu parasse e analisasse meus comportamentos e como eu tratava as pessoas ao meu redor. Quero sempre melhorar e ser o mais respeitosa, tolerante e acolhedora possível. Com certeza ter contato com essas entrevistas me fez lembrar do meu propósito e continuar focada nele.


Lívia Gimenez

Comentários