Jogos Cooperativos
O professor Márcio tem formação em educação física e agora entrou na área da psicologia. Ele trouxe para a aula o conceito de Jogos Cooperativos, que consistem em jogos que não possuem perdedores, apresentam um resultado coletivo e estimulam a empatia, comunicação, confiança e cooperação. Ele também abordou o conceito de Cultura de Paz, enfatizando a importância de buscar estar em paz consigo mesmo, com o universo e com os outros ao seu redor.
O ponto mais inovador da aula foi o fato do professor Márcio não se prender apenas a conceitos, ele decidiu explorar na prática os benefícios gerados pelos jogos. Todos os alunos foram convidados a se levantar diversas vezes durante a aula e participar de “brincadeiras de criança”. No começo da atividade eu fiquei bem tímida, embora fosse cômico ver todos aqueles alunos envergonhados dançando e brincando como crianças, mas depois fui me soltando e consegui aproveitar bastante a dinâmica.
Essas práticas são frequentemente deixadas de lado por nós, que acabamos focando nas obrigações e na rotina. Por isso, eu fiquei muito grata por ter tido a oportunidade de aprender mais sobre os jogos, poder praticá-los e me sentir mais acolhida e segura, sem medo de errar ou ser julgada. Também tivemos um momento de reflexão que foi muito especial para mim, porque consegui me reconectar comigo mesma, me fazer presente naquele momento e me dissociar da pressão e prazos que estavam me deixando tão ansiosa e estressada.
Com certeza vou ensinar esses jogos e trazer essa reflexão para as pessoas que convivem comigo, pois quero tornar esse momento parte da minha rotina e espero que as pessoas à minha volta reconheçam o valor dessas práticas assim como eu.
Lívia Gimenez

Comentários
Postar um comentário