Cooperação

 Marcos Tubarão, profissional da área de educação física e psicologia, veio a aula de Identidade e Cultura para falar sobre Jogos Cooperativos e a importância da diminuição da competitividade.

Devo dizer que talvez tenha sido a aula mais lúdica que eu já tive. Como entender melhor o objetivo dos jogos do que de fato joga-los? Tenho que admitir que tinha um certo preconceito com a prática até ver essa aula, e ver funcionar.

Eu tenho ansiedade. Tenho muita dificuldade em me introduzir, em me permitir conhecer pessoas novas, em conversar. Tenho medo e receio de sair da minha zona de conforto. Não tinha tido contato com muitas das pessoas que tive nessa aula, mas durante a atividade não lareceu um problema. Foi muito mais fácil me permitir.

Vejo a importância dos jogos na necessidade de abrir as pessoas para entender o outro, os limites do outro. A empatia desenvolvida através dos jogos cooperativos é extremamente necessária para o mundo atual, considerando a violência com outros povos motivada por muitas vezes pela falta de conhecimento.

A aula me fez refletir muito sobre essas situações e foi muito interessante.



Comentários