Se as pessoas não vão até a arte, a arte vai até as pessoas

O projeto portões que falam, leva a arte para espaços incomuns, trazendo a experiência de explorar arte para as pessoas, sem que elas tenham que ir a galerias que não são tão acessíveis.
O portões que falam, foi introduzido no Brasil pelo Cuiabá 153, uma casa de arte, feita pela artista Suca Morais, como uma adaptação do projeto janelas que falam que acontece em vários países, expondo as artes nas janelas das casas, a adaptação foi extremamente necessária pois no Brasil os portões são a primeira coisa que vemos das casas. 

Todos os anos a exposição segue um tema a ser trabalhado polos artistas. Se eu fosse participar da próxima exposição do portões que falam, cuja o tema é a fome, faria uma releitura do quadro "Os Retirantes" do pintor brasileiro Candido Portinari, pois, quando a palavra fome vem em minha cabeça eu associo a esse quadro, em uma releitura trocaria o cenário de seca do sertão, pela cidade grande, representando as pessoas que estão em situação de rua que se tornam invisíveis perante a correria das metrópoles.
Faria essa releitura usando materiais como linhas para bordado e tecidos, pois são os únicos que sei manusear.

Comentários